Acionamento de Motor AC com Arduino

Ola amigos, no vídeo a seguir vocês conferem um exemplo prático que eu e meu amigo Emerson fizemos no laboratório da FASB.

Abaixo temos uma ilustração do sistema para melhor entendimento.

Untitled Sketch_bb

0 comentário em “Acionamento de Motor AC com Arduino”

        1. Infelizmente não detalhamos, ou especificamos algum componente, mas existe muitas possibilidades a depender principalmente da corrente do relay e contatora, demais diodo e um transistor NPN genérico (vários possíveis).

  1. Oi, Waldri! É possível, não só acionar um MIT alimentado por uma fonte trifásica, mas também controlar a rotação do mesmo por meio de um hardware livre? Hoje no mercado utiliza-se um inversor de frequência. Apesar da excelente funcionalidade dos inversores, estes são dotados de muitas funções como modular as tensões de alimentação internamente e inverter o sentido de rotação, por exemplo, e isso acaba sendo desnecessário e caro, se o único objetivo é o acionamento e controle de rotação de um motor.

    1. Ola Yan. Obrigado pelo seu contato. No entanto ainda não conheço uma alternativa ao inversor de frequência, mas atualmente é a maneira mais segura e eficiente para controle de um MIT. Estamos pesquisando material para um experimento deste tipo. Obrigado pela inspiração.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: